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UDL e Aquisição de Linguagem: Reduzindo barreiras à fluência

Luiz Henrique Carvalho, head de Design Educacional do Systemic |

Conteúdo escrito por um Systemic Expert, que inaugura uma série de publicações elaboradas por especialistas convidados, que compartilham seus conhecimentos sobre inovação e ensino bilíngue.

O Design Universal para Aprendizagem (UDL) é uma abordagem inovadora para transformar o ensino, tornando-o mais inclusivo e acessível a todos os estudantes. Inspirado nos princípios do design universal da arquitetura e ancorado em descobertas da neurociência, o UDL visa garantir que cada aluno tenha oportunidades reais de aprendizagem, respeitando sua individualidade cognitiva, física e psicológica. 

Desde sua concepção pelo CAST em 2008, o UDL tem sido um modelo fundamental para repensar os currículos escolares. Seu foco está em eliminar barreiras que dificultam o aprendizado, oferecendo múltiplas formas de representação, engajamento e expressão.  

Ao inverter a pergunta tradicional de “por que meu aluno não aprendeu?” para "quais barreiras estão impedindo meu aluno de aprender?", os educadores são incentivados a criar ambientes de ensino mais flexíveis e eficazes. 

UDL e o ensino de línguas: desafios e soluções 

O ensino de idiomas é uma das áreas que mais se beneficia da aplicação dos princípios do UDL. Em um mundo globalizado, ser fluente em um idioma adicional abre portas para oportunidades profissionais, acadêmicas e culturais. No entanto, muitas abordagens tradicionais impõem barreiras ao aprendizado, tornando a fluência um desafio para muitos alunos. 

Imagine um estudante que nunca teve contato com o inglês e, em sua primeira aula, é exposto a uma estrutura fixa e repetitiva, como “Do you like...?”, sem um contexto significativo. Essa abordagem, amplamente utilizada, limita o envolvimento do aluno e dificulta a aquisição natural da língua. Em contraste, o UDL propõe um ensino mais dinâmico e centrado no aluno, onde a interação com o idioma ocorre de forma autêntica e contextualizada. 

Superando barreiras na aquisição de linguagem 

A divisão dos estudantes em níveis de proficiência pode ser um dos principais entraves para a fluência. Esse modelo restringe a interação entre alunos em diferentes estágios de aprendizado, impedindo a troca natural de experiências linguísticas.  

Além disso, a hierarquia artificial de ensino gramatical muitas vezes não reflete a realidade da aquisição de linguagem. Assim como bebês aprendem sua língua materna por meio da interação constante e da necessidade de comunicação, alunos de idiomas devem ser incentivados a utilizar a língua-alvo de maneira significativa desde o início. 

Aplicando o UDL no ensino de idiomas 

Para que a aquisição da linguagem seja mais eficaz, é essencial oferecer múltiplos meios de representação, engajamento e expressão, conforme os pilares do UDL: 

  • Representação: Uso de diferentes recursos, como vídeos, imagens, jogos e atividades interativas para apresentar o conteúdo de forma diversificada. 
  • Engajamento: Criação de contextos significativos para o uso do idioma, como projetos colaborativos e atividades baseadas em experiências pessoais dos alunos. 
  • Ação e expressão: Incentivo à produção linguística autêntica por meio de discussões, apresentações e atividades de escrita criativa. 

Um exemplo prático dessa abordagem é integrar o ensino de línguas a conteúdos interdisciplinares, como propõe a inovadora e bem-sucedida metodologia Systemic. Ao discutir diferentes habitats, por exemplo, os alunos podem aprender vocabulário relacionado ao tema enquanto compartilham experiências e refletem sobre questões ambientais.  

Esse tipo de abordagem reforça o aprendizado do idioma enquanto desenvolve habilidades cognitivas e socioemocionais. 

Tornando a aprendizagem mais universal 

A missão do UDL é garantir que todos os estudantes se tornem “experts” em seu processo de aprendizagem, desenvolvendo autonomia, motivação e autorregulação. No ensino de línguas, isso significa romper com métodos tradicionais que impõem barreiras e criar um ambiente onde os alunos tenham liberdade para se expressar, errar e crescer linguisticamente. 

Ao adotar estratégias inspiradas no UDL, os educadores podem transformar a experiência de aprendizado de idiomas, tornando-a mais acessível, significativa e eficaz. Dessa forma, mais alunos terão a oportunidade de se tornarem fluentes, não apenas em um idioma adicional, mas também na habilidade de aprender ao longo da vida. 

 

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