Processo de aprendizagem de língua adicional é discutido em websérie
No terceiro episódio da websérie “Neurociência e Educação em Inglês”, Vanessa Tenório dá continuidade ao que foi discutido no fim do último capítulo. Nele, a diretora discorre sobre a aprendizagem de uma língua adicional a partir do ponto de vista do que é o “todo”: cérebro, corpo e mente.
Uma das referências para a produção do conteúdo deste episódio é um artigo de Joseph Shaules que defende os conceitos de Deep Learning e Intuitive Learning. na obra, ele explica que a aqusição de uma língua adicional é um processo de aprendizagem imersivo e profundo, focado em construir conexões neurais capazes de estabelecer aprendizados efetivos e duradouros.
O que dificulta o aprendizado de uma língua adicional?
A diretora também discute, ao longo do vídeo, algumas questões que acabam dificultando o ensino e a aprendizagem da língua adicional. A visão que muitos educadores possuem da língua estrangeira como um código é uma delas.
“Se você só olhar por esse ângulo, irá se tornar um profissional que vai ensinar apenas como o código funciona. Ou seja, vai limitar-se a fazer treinos linguísticos nos alunos com base em estruturas e vocabulários. Essa visão empobrece o aprendizado”, enfatiza.
Para Vanessa Tenório, o mais rico para o aprendizado é unir visões, reconhecer que o corpo está presente na sua aprendizagem, que a língua é uma prática social e que ela precisa ser internalizada.
“Sem essa visão holística e global do sujeito, do ambiente, das relações, da identidade e do código linguístico, o profissional vai fazer uma prática pobre”, acrescenta.
O terceiro episódio da websérie pode ser visto logo abaixo e também está disponível no canal do Systemic Bilingual no Youtube. Ele aborda teorias explanadas no e-book “Em que medida as pesquisas em neurociência podem explicar a baixa eficácia de programas tradicionais de inglês para jovens e adultos e apontar melhores caminhos?”, que está disponível para download de forma gratuita.
Referência citada no vídeo:
SHAULES, Joseph. Deep Learning: Unconscious Cognition, the Intuitive Mind, and Transformative Language Learning. Juntendo Journal Of Global Studies, Juntendo, v. 3, n. 1, p. 1-16, jan. 2018