Funções executivas: entenda o que são e sua importância para o aprendizado
Funções executivas são habilidades cognitivas importantíssimas. Para se ter uma ideia, são elas que nos ajudam a controlar emoções, pensamentos, racionalizar diante de problemas e favorecem a absorção de informações relevantes para nosso desenvolvimento.
Já no âmbito educacional, as funções executivas estão diretamente ligadas ao processo de aprendizado, pois facilitam a absorção e retenção de conhecimento. Apesar de estarem presentes no cérebro desde o nascimento, elas precisam ser estimuladas para que se desenvolvam.
Então realizar estímulos permite que ações dos mais diferentes níveis de complexidade sejam executadas com muito mais rapidez e assertividade. Assim, educadores que possuem conhecimento dessas funções e sabem como trabalhá-las em sua didática conseguem extrair muito mais do potencial de seus alunos.
Confira neste artigo mais informações sobre as funções executivas e de que forma elas beneficiam o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes em fase escolar.
O que são funções executivas?
Funções executivas são nossa capacidade cerebral de trabalhar estímulos e informações às quais somos expostos, além do poder de filtrá-las para que só o que é relevante de fato seja absorvido.
Imagine o seu cérebro como o trânsito de uma metrópole. Como o fluxo de meios de transporte é gigantesco, sem estratégias que controlem e contenham o tráfego, torna-se inviável transitar pelas vias. O fluxo cerebral é semelhante a esse processo, logo é papel das funções executivas fazer essa gestão de tráfego.
Também é trabalho delas filtrar o turbilhão de estímulos que recebemos a todo momento e controlar a entrada e processamento de informações no cérebro. Esse conjunto de habilidades são regidas por três funções cerebrais distintas: memória de trabalho, flexibilidade mental e autocontrole. Conheça-as:
Memória de trabalho
É a capacidade de reter informações na mente. Necessária para realizar tarefas que demandam esforço cognitivo, é por meio dela que se faz cálculos “de cabeça”, cria conexões entre dois assuntos e hierarquiza-se prioridades.
Flexibilidade cognitiva
É a habilidade de pensar criativamente para se adaptar a mudanças. É por meio dessa capacidade que se chega a soluções para problemas.
Autocontrole
Configura-se como a capacidade de ponderar entre escolhas e optar pelo que acredita ser certo. Em crianças, o autocontrole as ajuda a não agir impulsivamente durante as aulas, por exemplo.
Como estimular as funções executivas?
As funções executivas necessitam de estímulo para que alcancem seu potencial. No período da primeira infância a plasticidade cerebral é gigantesca, então crianças nessa fase (entre 0 e 6 anos) possuem a capacidade de absorver muito mais aquilo que experienciam.
Logo, é um período importantíssimo para trabalhar todo tipo de conteúdo. Para garantir o desenvolvimento dessas capacidades é preciso investir na qualidade das interações e experiências que as crianças terão durante este período.
Esse, inclusive, é um momento muito oportuno para inserir um idioma adicional na rotina da criança. Mas não só isso: as vantagens de trabalhar as funções executivas durante todo o período escolar valem para qualquer estudante. Confira abaixo as principais:
Melhora no desempenho escolar
Desenvolver as funções executivas ajuda os estudantes a aguçar a memória, evitar distrações, adaptar-se a regras, terem resiliência e criatividade para resolver problemas e tornarem-se mais responsáveis.
Fortalecimento da saúde
O desenvolvimento das funções executivas colabora com a saúde porque estimula boas práticas de nutrição e atividade física, ajuda o sistema nervoso a lidar melhor com o estresse.
Desenvolvimento de comportamentos positivos
Alunos que passam por atividades que estimulam as funções executivas trabalham melhor em equipe, desenvolvem senso de liderança, desenvolvem ciência das próprias emoções e pensam de forma crítica.
Viu porque conhecer as funções executivas e entender a importância de aplicar práticas que visem seu estímulo é tão importante? Na metodologia empregada pelo Systemic, além trabalhamos a aquisição de um idioma adicional levando em consideração essa e muitas outras teorias da neurociência.
Assim, otimizamos o aprendizado de nossos alunos e os tornamos aptos não só em uma nova língua, mas também para desbravar o mundo.