Diretora do Systemic Bilingual inicia websérie sobre Neurociência e Educação em Inglês
Vanessa Tenório, nossa co-fundadora, inicia a websérie “Neurociência e Educação em Inglês”. A discussão trazida no primeiro episódio é sobre atenção, um dos principais fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem. Para iniciar, Vanessa comentou sobre as sensações e os canais por onde recebemos inúmeros estímulos.
Segundo ela, querendo ou não, estamos expostos a essas variáveis através de cada um dos cinco sentidos: audição, visão, paladar, olfato e tato. Logo, para ter atenção em algo é preciso saber onde canalizar o seu foco. Porém, nesse contexto, qual é o grande desafio do professor? Leia este artigo e confira os principais pontos abordados no vídeo.
Como chamar a atenção dos alunos?
Para chamar atenção, o educador precisa primeiramente conquistá-la. Só que essa atenção buscada pelo profissional compete com muitas outras coisas. Como Vanessa explica no vídeo, nosso corpo está preparado para produzir reações químicas de neurotransmissores, que por sua vez são responsáveis por essa atenção. Nosso corpo os libera quando lidamos com algo perigoso, atraente, urgente ou quando aquilo é relevante para nós.
No caso do aprendizado, as crianças e os adolescentes não estão relacionando nada disso a perigo ou urgência. Logo, é preciso fazer com que o ensino se torne algo relevante para eles. Para exemplificar, a diretora fala sobre o que pode chamar a atenção de crianças e adolescentes. “Brincar é algo relevante para as crianças, já os adolescentes podem satisfazer-se entendendo por que aquilo é importante para eles”, comenta.
Porém, ela também menciona o entusiasmo do professor como um instrumento de relevância nesse processo. “Quando o professor gosta do que faz, ele vibra com aquele conhecimento. Pode ser que só com esse entusiasmo ele consiga passar a relevância que o aluno precisa para manter-se atento”, explica Vanessa Tenório.
A importância do olhar para obter atenção
Experiências mostram que seres humanos utilizam o olhar instintivamente para prestar atenção. Bebês, por exemplo, acompanham o olhar de uma pessoa que o observa. Logo, conclui-se que ensinar e aprender diz muito respeito à atenção compartilhada, que é um fator bastante importante para os profissionais da educação. “O olhar é importante, então essa troca com os alunos é fundamental para obter atenção”, destaca a diretora.
Vanessa Tenório também menciona algumas outras táticas que podem ajudar o educador a obter atenção de seus alunos. “Tem coisas mais simples e prosaicas, como mudar o tom de voz, fazer com que o aluno se movimente, ou de repente introduzir o elemento surpresa na aula. Peça para todo mundo levantar e fazer um movimento estranho. Dessa forma, você consegue recuperar a atenção daqueles alunos que estavam desatentos”, ensina.
Ainda de acordo com ela, educar é um jogo. Por isso, estar o tempo todo olhando e prestando atenção aos seus alunos é importante. Além disso, que essa é uma das coisas que diferem os professores das máquinas.
Referências para o episódio
As referências para o vídeo vieram do livro “How we learn: why brains learn better than any machine... for now”, do neurocientista Stanilas Dehaene. Além de recomendá-lo, ela destaca mais uma dica importante que a obra ressalta em suas páginas. “A concorrência de estímulos é ruim para o aprendizado, então ter uma sala de aula cheia de estímulos não é uma boa estratégia. Quanto menos estímulos tiver, melhor para o aluno”, ressalta a diretora.
O primeiro vídeo da websérie pode ser conferido logo abaixo. Já para ver os próximos vídeos, acompanhe nosso canal do Youtube e as publicações das páginas do Systemic Bilingual no Instagram e no LinkedIn.