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Systemic Bilingual Educação bílingue

As diferenças entre language acquisition x language learning

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É quase impossível falar de educação bilíngue sem mencionar os conceitos de language acquisition e language learning, mas muita gente ainda tem dúvidas em relação a esses termos e seus impactos no aprendizado de um idioma. 

As duas expressões se complementam e giram em torno do mesmo tema, a língua, mas não se confunda: os significados são completamente distintos. 

Compreender essas diferenças é fundamental para conhecer o que essas abordagens têm a oferecer, garantindo uma visão mais ampla sobre o conhecimento e a prática de um idioma, além da forma com que as pessoas entendem e usam a língua, veja só! 

Language Acquisition x Language Learning: conheça os conceitos 

Um dos maiores estudiosos de language acquisition e language learning do mundo, o norte-americano Stephen Krashen, professor emérito da University of Southern California (EUA), aponta que existem duas formas complementares de se aprender um novo idioma.  

Conheça um pouco mais sobre essas abordagens! 

Assimilação natural da língua: o que significa language acquisition?  

Language acquisition, ou “aquisição da língua”, é o processo de desenvolvimento da capacidade funcional que uma pessoa tem de se comunicar, a partir da compreensão e do domínio de um idioma em interações da vida real. 

Isso acontece por um processo inconsciente e implícito, no qual o indivíduo aprende a aplicação prática de um idioma a partir da exposição e da interação com seu ambiente. 

Imagine a assimilação da língua materna de uma pessoa: muito antes de aprender a ler, ela já é apresentada à linguagem oral, símbolos e outros elementos que lhe apresentam a língua do lugar em que está inserida. 

A criança não precisa saber como se escreve a palavra “maçã”, mas sabe qual o nome daquela fruta à qual já foi apresentada por meio da degustação, das brincadeiras e até da observação de outras pessoas conversando. 

Em outras palavras, language acquisition é a assimilação natural da língua, ensinada de forma natural e espontânea (não explicitamente), conferindo familiaridade com a fonética de uma língua, sua estrutura e seu vocabulário. 

Mais que isso, esse processo também favorece habilidades que se refletem na comunicação oral, na criatividade e até mesmo na identificação de valores culturais. 

Assim, uma pessoa consegue falar um idioma mesmo que não domine noções de fonologia ou verbos modais, pois utiliza esses recursos de forma intuitiva.  

Estudo formal e deliberado: a definição de language learning 

O processo de language learning (aprendizagem da língua), por sua vez, consiste na assimilação de informações sobre a língua por meio de dados organizados, processados mentalmente e retidos via estudo formal e esforço intelectual. 

Estamos falando de um processo consciente e deliberado, no qual há a intenção de aquisição de um idioma adicional. Isto é, que não ocorre de forma natural e espontânea. 

Isso significa que a aprendizagem acontece por meio da instrução formal, com muito estudo e prática, por diversas razões: você pode aprender um novo idioma para fazer uma viagem, por motivos profissionais ou para finalidade de educação, por exemplo. 

A ênfase está na forma escrita da língua, visando ao entendimento da gramática e das regras do idioma a partir do esforço intelectual e da aplicação de habilidades lógico-dedutivas. 

Ou seja, a forma do idioma é tão (senão, mais) importante do que o uso da língua para comunicação. 

Então, quais as relações entre language acquisition e language learning?

Como você deve ter notado, language acquisition e language learning têm um denominador comum: a linguagem, capacidade dos humanos de produzir, compreender e desenvolver um conjunto organizado de elementos que possibilita a comunicação. 

Isso não quer dizer, porém, que esses conceitos se referem à mesma coisa, tampouco que estejam completamente distantes: há tanto distinções quanto semelhanças em relação à aquisição e aprendizagem de um novo idioma. 

Para Stephen Krashen, é fundamental considerar as línguas como fenômenos complexos, incontroláveis e em constante evolução, o que significa que a estrutura gramatical de um idioma pode ser extremamente complexa e abstrata

Mesmo que um indivíduo domine o conhecimento formal de uma língua, isso pode não se refletir em habilidade comunicativa. Conhecer uma língua é compreender seu funcionamento, suas irregularidades e sua forma oral. 

Desse modo, o conhecimento adquirido durante esforço intelectual e estudo formal pode orientar e potencializar a aplicação desse conhecimento formal na comunicação: uma pessoa só internaliza um idioma quando é exposta a ele em seu cotidiano. 

Ou seja, combinar os conceitos de language acquisition e language learning pode aumentar a eficiência e melhorar os resultados do aprendizado de um idioma adicional, sem comprometer o engajamento e a compreensão do indivíduo.  

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