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Dicas para formação de professores bilíngues: o que é preciso saber para começar?

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Você tem interesse em saber mais sobre formação de professores bilíngues? Este artigo foi feito especialmente para você! 

A realidade do ensino bilíngue no Brasil é desafiadora, pois uma pesquisa conduzida pelo British Council em 2019 aponta que apenas 5% da população fala inglês e menos de 1% tem fluência. 

Nesse sentido, a formação de professores é fundamental para enfrentar os obstáculos que se apresentam, embora 16% dos professores de inglês não possuam ensino superior completo. Até mesmo nas salas de aula, somente 29% dos professores têm a titulação adequada.  

Diante desse cenário, o Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu, por meio das Diretrizes Plurilíngues, que os professores de escolas bilíngues devem alcançar o nível B2 de proficiência linguística, conforme o Common European Framework (CEFR).  

Esse padrão internacional é essencial para descrever a competência em um idioma e serve como base para a qualificação dos educadores.  

Mais do que simplesmente dominar o idioma, os professores de escolas bilíngues enfrentam o desafio de integrar a língua estrangeira ao contexto das diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, o papel do professor transcende a mera transmissão do idioma, exigindo uma abordagem mais holística e integrada.  

A formação continuada de professores em escolas bilíngues deve, portanto, ir além da competência linguística. Os educadores necessitam adquirir habilidades pedagógicas específicas para lidar com a complexidade do ensino bilíngue.  

O desafio não reside apenas em transmitir conhecimento, mas em criar aulas significativas que dialoguem com a realidade dos estudantes, tornando a língua estrangeira uma ferramenta viva e funcional.  

Além do aprimoramento da proficiência linguística, os educadores devem buscar programas que integrem metodologias pedagógicas inovadoras, promovam o entendimento intercultural e proporcionem ferramentas práticas para enfrentar os desafios específicos do ensino bilíngue. Veja só! 

Formação de professores bilíngues: mais do que idioma, conhecimento específico 

Para desbravar o desafiador território da educação bilíngue, é imperativo que os professores possuam uma base sólida de formação.  

Num primeiro olhar, é necessário que o educador tenha uma graduação em Pedagogia ou em Letras, estabelecendo um requisito mínimo para ingressar no cenário do ensino bilíngue na Educação Básica.  

Além disso, para lecionar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é exigida a licenciatura na área curricular correspondente. 

Entretanto, o caminho para ser um professor bilíngue não se restringe apenas à obtenção de diplomas acadêmicos. É essencial que o educador comprove um nível de proficiência na língua inglesa igual ou superior ao B2, conforme o Common European Framework.  

Esse nível equivale a um usuário independente ou profissional em relação à aplicação do idioma.  

Para validar essa proficiência, o professor pode apresentar certificados reconhecidos internacionalmente, como o Certificado B2 First ou B2 Business Vantage emitidos por Cambridge, alcançar 87 pontos no TOEFL, obter um Nível 5 no IELTS, ou alcançar 60 pontos no BULATS.  

Contudo, dominar a língua inglesa, por si só, não é suficiente para enfrentar os desafios complexos da educação bilíngue. A natureza singular desse contexto exige conhecimentos específicos, como a integração de currículos, avaliação em duas ou mais línguas, biletramento, entre outros.  

Nesse sentido, a formação básica de professores bilíngues deve abranger temas que vão além do idioma, proporcionando uma compreensão aprofundada das nuances e particularidades da educação bilíngue. 

Há um aumento significativo no número de cursos de especialização em educação bilíngue, que representam uma resposta à demanda crescente por profissionais qualificados que possuam os conhecimentos específicos necessários para prosperar no contexto bilíngue.  

Esses cursos abordam temas como estratégias de integração curricular, métodos de avaliação adaptados à diversidade linguística, e outras questões fundamentais para a eficácia do ensino bilíngue. 

Formação de professores bilíngues: além das fronteiras linguísticas 

Em um cenário educacional em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças nas dinâmicas de aprendizado, os professores bilíngues enfrentam o desafio de desconstruir conceitos enraizados e se adaptar à evolução do perfil dos alunos.  

O paradigma do aluno de ontem já não se aplica ao estudante contemporâneo, refletindo diretamente em sua abordagem e processo de aprendizagem.  

Não basta dominar dois idiomas, é necessário também desenvolver competências mais amplas que enriqueçam seu repertório sociocultural. 

Além da fluência em dois idiomas, o professor bilíngue deve priorizar o desenvolvimento de habilidades que vão além da formação básica. É fundamental que ele busque conhecimentos que refinem sua visão de mundo, um elemento vital para potencializar seu desempenho em sala de aula. 

Essas competências transcendem a mera transmissão de conteúdo curricular e orientam experiências de aprendizagem adaptadas às diferentes faixas etárias dos alunos, contribuindo significativamente para uma formação de qualidade. 

Agora que você tem conhecimento dos requisitos essenciais e das habilidades desejáveis para se juntar à equipe de profissionais em uma escola que atua com contextos bilíngues, vamos explorar dicas práticas que serão úteis a formação de professores bilíngues! 

Preparação antecipada das aulas  

Antes de adentrar a sala de aula, é essencial revisar o material com antecedência, familiarizando-se com as estruturas e o vocabulário-chave do conteúdo a ser abordado, alinhando propostas e garantindo uma apresentação clara.  

Prepare-se para atividades extras e antecipe possíveis perguntas dos alunos, desenvolvendo respostas adequadas para essas situações. 

Essa prática não apenas demonstra ao aluno a preparação do professor, mas também gera confiança e segurança, resultando em um ambiente propício ao aprendizado e ao sucesso mútuo. 

Promova acesso máximo ao inglês 

Disponibilizar diversas formas de exposição à língua, como murais, pôsteres, legendas, sinalizações, jogos, livros, músicas e aplicativos, é essencial para enriquecer a experiência linguística dos estudantes.  

Em um mundo onde crianças muito jovens já têm familiaridade com tecnologias como tablets e aplicativos interativos, o professor deve estar ciente dessa realidade e incorporar métodos dinâmicos e estimulantes em sua abordagem.  

Compreender e adaptar-se a essa velocidade de mudança é essencial para estar alinhado com as transformações na educação e preparar os alunos para o futuro. 

Estimule a prática do idioma 

Estimular ativamente o uso do idioma na sala de aula promove o engajamento dos alunos na construção do conhecimento. Isso implica em transferir o foco do professor para uma posição de mediador, permitindo que os alunos participem ativamente.  

As aulas, assim, tornam-se centradas nos interesses dos estudantes, por meio de debates, projetos em grupo e outras atividades que incentivam o uso do idioma e estimulam o raciocínio na segunda língua.  

Em sala de aula, a socialização com o professor e os colegas proporciona oportunidades valiosas para a prática da língua, destacando a importância de criar um ambiente propício para essas interações. 

Seja uma referência para os alunos 

Mesmo que um professor iniciante tenha alguma insegurança, é crucial que os alunos percebam em você um parceiro durante a jornada do bilinguismo. Ao se mostrar aberto, receptivo e compartilhar suas próprias experiências, você constrói uma relação mais sólida com os estudantes.  

Ao realizar atividades contextualizadas e significativas, atentando-se aos interesses dos alunos, às perguntas que trazem para a sala de aula e à sua forma de aprendizado, você não apenas se conecta com eles, mas também os inspira.  

Utilizar esses pontos de conexão para introduzir atividades relevantes contribui para despertar o interesse dos alunos, mostrando que o aprendizado do idioma vai além da sala de aula e está integrado à sua vida cotidiana. 

Participe de uma comunidade de professores e invista em capacitação 

Se sua escola ainda não possui um grupo de apoio, é importante criar um ambiente que incentive a troca de informações e experiências entre os profissionais pedagógicos. Promover debates, conversas e o compartilhamento de materiais, ideias e planos de aula contribui para o trabalho.  

É estratégico investir no desenvolvimento profissional e manter-se atualizado sobre as tendências do bilinguismo. Leituras diversas, pesquisas e a participação em eventos como congressos e seminários são meios eficazes para se manter informado e enriquecer a prática pedagógica.  

Manter-se conectado às notícias sobre educação bilíngue, seja por meio de blogs ou outros recursos, é uma fonte contínua de conhecimento que pode impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional do professor. 

Vale lembrar que, no blog e nas redes sociais do Systemic, você vai encontrar dicas, fontes e recursos valiosos para complementar a formação de professores bilíngues! 

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