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As melhores práticas para melhorar a captação de alunos

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Algumas estratégias relativamente simples de gestão escolar podem ser bastante efetivas para melhorar os resultados no que diz respeito à captação de alunos.    

À medida que as opções de instituições de ensino se multiplicam e a concorrência se intensifica, alcançar novos potenciais alunos se tornou um desafio fundamental para garantir o sucesso e o crescimento das escolas.  

Neste texto, iremos explorar um conjunto de melhores práticas que visam aprimorar a captação de estudantes, desde a construção de uma marca sólida e diferenciada até a utilização inteligente das mídias sociais e das ferramentas do marketing digital. Boa leitura! 

Dicas de gestão escolar para melhorar a captação de alunos 

Ao adotar algumas práticas simples de gestão escolar, a sua instituição de ensino estará mais bem-preparada para enfrentar os desafios do mercado e aumentar suas chances de sucesso na captação de alunos.   

Afinal, o futuro dessas instituições depende não apenas da qualidade do ensino oferecido, mas também da sua capacidade de se destacar e estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo.  

Confira algumas dicas de como melhorar a captação de estudantes! 

Priorize a satisfação dos pais e estudantes 

É fundamental garantir a satisfação tanto dos estudantes quanto de seus pais ou responsáveis em relação à escola.  

O caminho para alcançar esse objetivo é por meio da comunicação.  

Portanto, é altamente recomendado investir em listas de e-mails separadas. Afinal, ambos desempenham um papel importante na decisão de permanecerem na instituição ou procurarem por outra.  

Realize pesquisas de satisfação  

Entender as necessidades e desejos dos seus clientes é fundamental para melhorar os resultados de captação de alunos. A pesquisa de mercado é uma das ferramentas mais acertadas para esse objetivo.  

Nesse sentido, busque promover pesquisas regularmente para analisar o comportamento dos pais e estudantes para compreender suas necessidades, sua avaliação do serviço prestado e outras informações úteis. 

Valorize a voz dos estudantes

Embora os pais tenham a responsabilidade final na escolha, a opinião dos estudantes é extremamente importante. Assim, a escola pode desfrutar de uma grande vantagem, pois eles estão presentes no cotidiano escolar.  

Portanto, dê espaço para que os estudantes se expressem. Ouça suas sugestões, seus elogios e eventuais críticas para compreender os pontos fortes e fracos da sua instituição. 

Utilize o inbound marketing para escolas 

O inbound marketing é uma das estratégias mais eficazes em plena era digital, e isso inclui o universo das escolas e da captação de alunos.  

Ele engloba um conjunto de táticas para atrair, converter, fechar negócios e reter clientes. Neste caso, estudantes. Afinal, quando o inbound marketing é aplicado ao setor da educação, não é diferente. Essa abordagem gera oportunidades e reduz o ciclo de vendas. 

Disponibilize descontos e bolsas de estudo 

Nem sempre é necessário reinventar a roda, já que a roda funciona muito bem. Oferecer descontos e bolsas de estudo é uma estratégia de marketing tradicional para escolas, utilizada já há muito tempo.  

O motivo pelo qual essa abordagem é utilizada até hoje é simples: ela funciona!  

Os descontos incentivam a tomada de decisão final e, quanto maior for a duração do contrato, maior será o desconto oferecido. 

Divulgue os resultados da escola

Os pais dos estudantes não estão presentes no dia a dia para avaliar os serviços da escola. Portanto, eles só conseguem perceber a qualidade por meio dos resultados obtidos.  

Sempre que possível, compartilhe notas e conquistas dos estudantes para mostrar ao público externo os resultados dos ensinamentos. Isso também ajuda a atrair a atenção de potenciais novos estudantes para a escola. 

Comunique a missão da sua escola 

Toda instituição de ensino possui uma missão definida. É essencial deixar claro qual é o propósito da sua escola, para possibilitar a captação de alunos com ideais semelhantes.  

Embora possa parecer uma ação simples, é muito mais fácil manter a satisfação de alguém cujos valores estejam alinhados com os da instituição. 

Valorize o marketing boca a boca 

Apesar do foco nas estratégias digitais, o poder do boca a boca ainda é muito relevante para as instituições de ensino.  

Incentivar programas de recomendação é uma ação que pode complementar efetivamente suas estratégias de marketing. 

Realize visitas guiadas pela escola

Para se destacar das demais instituições, é fundamental abrir as portas para as pessoas. Uma boa estratégia para otimizar a captação de alunos pode ser a oferta de visitas guiadas à escola. 

Essas visitas vão além de simples passeios: a pessoa encarregada dessa atividade deve ser treinada para mostrar aos potenciais estudantes e seus responsáveis tudo o que a instituição tem a oferecer. 

Realize uma análise SWOT

A análise SWOT é um dos elementos mais conhecidos do planejamento de marketing, e pode ser estendido ao contexto da captação de alunos. 

Basicamente, esse tipo de análise identifica as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de um negócio.  

Desse modo, ao colocar essas informações no papel, torna-se mais fácil traçar um caminho para alcançar os objetivos desejados. 

Defina as personas 

O conceito de personas pode ser bastante eficiente para escolas.  

Essa abordagem envolve a criação de personagens fictícios que representam os clientes ideais de um negócio e atuam como guias para orientar todas as ações de marketing de uma escola.  

No entanto, como os tomadores de decisão podem variar nesse contexto, muitas instituições de ensino optam por construir duas personas. 

Realize eventos promocionais

Os eventos são uma excelente oportunidade para se aproximar dos estudantes, da comunidade escolar e até de outros públicos.  

Assim, você está abrindo as portas para que outras pessoas considerem utilizar os serviços da sua escola.  

Portanto, na próxima vez que realizar uma festa ou evento semelhante, não hesite em incentivar os convites. 

Compartilhe testemunhos de estudantes 

Vivemos em uma era em que a opinião dos consumidores tem um grande peso. Antes de comprar um produto ou contratar um serviço, os potenciais clientes podem buscar referências, e esse aspecto é amplificado considerando o poder da internet.  

Portanto, incentive depoimentos positivos dos seus educandos. Crie promoções nas redes sociais, campanhas com a participação dos estudantes e outras ações que tragam testemunhos reais sobre a sua instituição. 

Considere as limitações geográficas 

Em negócios locais, não adianta tentar alcançar o mundo todo. Afinal, não faz muito sentido atrair um grande número de pessoas se elas não se matricularem na sua escola, não é mesmo?  

Investir na segmentação local é uma excelente ideia para melhorar a captação de alunos.  

Certifique-se de direcionar seus esforços apenas para pessoas que têm potencial para se tornarem estudantes da sua escola. Alcançar pessoas sem potencial de compra é um desperdício de recursos. 

Realize uma campanha de renovação de matrícula 

As campanhas de renovação de matrícula são importantes no marketing para escolas.  

Elas são especialmente eficazes quando aplicadas com antecedência, pois estimulam o pagamento antecipado. Isso simplifica a vida dos pais e incentiva a continuidade do contrato. 

Ofereça serviços de qualidade e conte com assessoria especializada 

O melhor caminho para melhorar os resultados da captação de alunos da sua escola é oferecer os melhores serviços possíveis. Mais que isso: contar com assessoria especializada de quem entende do assunto pode turbinar os resultados. 

Você pode agendar agora mesmo uma conversa com um consultor do Systemic Bilingual para conhecer nossas soluções de educação bilíngue e nossa metodologia exclusiva e pioneira. 

Além de garantir que seus estudantes vão ter acesso aos melhores conteúdos para dominar um novo idioma, sua escola terá acesso a assessoria semanal especializada e vitalícia, com tudo que a sua instituição precisa para alcançar os melhores resultados! 

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