Abordagem CLIL: descubra como utilizar e sugestões de atividades
A abordagem CLIL tem sido amplamente discutida no contexto educacional por seu potencial para melhorar a aprendizagem de línguas estrangeiras e a promoção de uma educação plurilíngue e intercultural.
Essa proposta de ensino combina o conteúdo com língua estrangeira, permitindo que os estudantes aprendam a língua adicional de forma natural enquanto desenvolvem habilidades em outras áreas do conhecimento.
Se você é um professor interessado em aprimorar suas práticas pedagógicas ou um gestor escolar que busca novas formas de melhorar a qualidade do ensino, continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o tema!
O que é a abordagem CLIL
A abordagem CLIL é uma abordagem educacional que une o ensino de conteúdo e o ensino de língua estrangeira, baseada no princípio de que uma língua pode ser aprendida de forma mais eficiente quando os estudantes estão envolvidos em atividades autênticas e contextualizadas.
Os estudantes aprendem um conteúdo curricular específico (como matemática, ciências ou história) na língua estrangeira, desenvolvendo simultaneamente habilidades de comunicação e compreensão no idioma enquanto absorvem conteúdo de outras áreas do conhecimento.
O que significa a sigla CLIL
A sigla CLIL significa Content and Language Integrated Learning, ou Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua Estrangeira.
A língua adicional é um meio de instrução em um contexto de ensino de conteúdos diversos, como matemática, ciências, história ou geografia, garantindo uma prática mais integrada para a educação bilíngue, além do ensino tradicional baseado em gramática e vocabulário.
Quais as vantagens da abordagem CLIL?
Esta proposta de ensino oferece várias vantagens em relação às abordagens tradicionais de ensino de línguas estrangeiras por integrar conteúdo e língua.
Os estudantes conseguem aprender em um contexto relevante, por meio de situações reais, nas quais têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades linguísticas de maneira mais natural.
O aprendizado simultâneo de conteúdo e língua também favorece o desenvolvimento de um senso de propósito e motivação que pode ser difícil de alcançar em aulas de idiomas tradicionais, permitindo que os estudantes usem a língua estrangeira para acessar informações e conhecimentos de outras disciplinas.
Isso pode ser especialmente útil em um mundo cada vez mais globalizado, no qual a proficiência em línguas estrangeiras é uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.
Além disso, essa abordagem promove a educação plurilíngue e intercultural, o que pode ajudar os estudantes a se tornarem cidadãos globais, aptos a viver e trabalhar em um mundo cada vez mais diversificado e conectado.
Os estudantes são expostos a diferentes estruturas gramaticais e contextos de uso, que favorecem o aprimoramento das capacidades de comunicação e compreensão da língua-alvo.
A abordagem também pode ajudar a desenvolver habilidades cognitivas, como pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades de pesquisa, pois os estudantes são encorajados a explorar temas complexos e a compreender conceitos abstratos em uma língua estrangeira, otimizando suas capacidades de análise e síntese.
Vantagens para os professores
Os professores também podem colher diversas vantagens pelo uso da abordagem CLIL em suas práticas pedagógicas.
Esse modelo pedagógico pode ajudar a aumentar a autoconfiança em relação ao ensino de línguas estrangeiras, já que, assim como os estudantes, os professores também são incentivados a aprimorar suas habilidades orais e de compreensão: isso pode ser especialmente útil para educadores que se sentem inseguros em relação ao seu próprio domínio da língua estrangeira.
Além disso, a abordagem CLIL possibilita que os educadores se tornem mais flexíveis e adaptáveis em suas práticas pedagógicas, já que são incentivados a experimentar diferentes estratégias de ensino para encontrar o que funciona melhor para seus estudantes e para o contexto de ensino em que estão trabalhando.
Como utilizar a abordagem CLIL
A implementação da abordagem CLIL pode ser realizada a partir de alguns passos, a começar pela definição do conteúdo curricular que será abordado na língua estrangeira escolhida, de modo que esteja alinhado às necessidades e aos interesses dos estudantes e que possa ser facilmente adaptado para o ensino em outra língua.
Também é necessário executar o planejamento das atividades e estratégias de ensino, considerando a integração do conteúdo curricular e da língua estrangeira para que os estudantes possam aprender o conteúdo e a língua de maneira simultânea.
É fundamental, ainda, providenciar material didático adequado para as aulas, além de selecionar estratégias e técnicas de ensino que possam promover a aprendizagem do conteúdo e da língua estrangeira de forma integrada e autêntica.
A última etapa é a avaliação do processo de implementação da abordagem, durante a qual o professor deve refletir sobre os resultados alcançados e considerar se a abordagem foi bem-sucedida em atender aos objetivos de ensino e aprendizagem estabelecidos. Assim, será possível identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, bem como a realização de ajustes para aprimorar as práticas pedagógicas e o aprendizado dos estudantes.
Sugestões de atividades da abordagem CLIL
As atividades da abordagem CLIL são fundamentais favorecer uma aprendizagem mais significativa e contextualizada para os estudantes.
Uma boa sugestão é o role-play, em que os estudantes simulam uma situação real por meio do vocabulário e das estruturas gramaticais da língua estrangeira. Eles podem, por exemplo, simular uma entrevista de emprego ou uma entrevista jornalística em inglês.
Outra prática interessante é a realização de debates sobre temas relevantes para o conteúdo curricular, em que os estudantes poderão utilizar a língua estrangeira para argumentar e defender seus pontos de vista, em disciplinas como história, geografia e ciências.
A criação de projetos em grupo também é uma ótima opção para implementar a abordagem CLIL na sala de aula, conferindo aos estudantes a oportunidade de pesquisar e aprender sobre determinado tema em língua estrangeira, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe e resolução de problemas.
O professor também pode orientar a elaboração de apresentações orais em língua estrangeira para desenvolver ainda mais suas habilidades de comunicação e expressão oral ou utilizar jogos educativos na língua adicional, o que deve estimular o engajamento e a motivação dos estudantes.